62ª General Assembly - August Meeting 2013
A 62ª Assembleia-Geral da IFMSA arrancou com força em Santiago do Chile e a delegação Portuguesa está activamente empenhada em representar os estudantes de Medicina em Portugal. Esta será uma Assembleia-Geral histórica, pois irá delinear o futuro do processo de reforma ora a decorrer nesta Federação.
O primeiro dia, de recepção, contou com uma Gala de Abertura onde estiveram presentes o Ministro da Saúde do Chile e a Directora geral da PAHO - Pan-American Health Organization. Foi nesta cerimonia que decorreu o primeiro momento histórico, ao ser assinado um protocolo de colaboração entre a IFMSA e a PAHO.
O segundo dia começou com as características Standing Committee Sessions, sessões em que centenas de estudantes se reúnem no seu departamento, actualizando-se o trabalho feito ao longo dos últimos meses e definindo rumo para o futuro. O espirito da reforma paira em todo e qualquer momento, e também nestas sessões se discute o que pode mudar e como melhorar o trabalho desenvolvido na IFMSA.
Sessões europeias e sessões de reforma ocupam as tardes, dando oportunidade para discutir ideias numa perspectiva regional. O tradicionais Trainings também já tiveram lugar, proporcionando a centenas de delegados a oportunidade de adquirir novas competências e capacidades, em sessões de non-formal education.
À noite, as sessões plenárias são o órgão máximo de discussão e decisão da Federação. É, por excelência, nestas sessões que são ouvidas todas as delegações e definidas as estratégias a seguir a médio e longo prazo.
É com enorme empenho e motivação que a delegação Portuguesa está presente em Santiago do Chile, fazendo ouvir a voz de mais de 10.000 estudantes de Medicina em Portugal. O espirito de reforma, de mudança, e de redefinição de estratégia é contagiante e esperamos conseguir fazer chegar a Portugal a máxima: Yes, we can!